terça-feira, 21 de maio de 2019

MOVENDO PESSOAS.

Existem três maneiras de mover as pessoas. A primeria, melhor e mais difícil de alcançar é a criação de uma consciência coletiva. Um sentimento de "pertencimento" a alguma coisa, de um coletivo no qual eu estou inserido. Esse é o sentimento do japonês que varre a rua para que a rua fique limpa. Ele varre não apenas a parte da rua que fica diretamente em frente a casa dele, ou do comércio dele. Ele varre porque se sente parte do coletivo "Japão". Se sente responsável por parte daquela rua, na qual ele quer dar sua colaboração ao todo. Também sentimos isso ao perticipar de qualquer esporte coletivo. Nenhum dos membros do time é mais importante do grupo e seu objetivo maior. Num time eu sou sempre uma parte que trabalha para o todo. O objetivo do grupo se sobrepõe ao meu.
Na falta de uma consciência coletiva, as pessoas se movem por dinheiro. Dê dinheiro a alguém e essa pessoa fará o que foi paga pra fazer. Essa atitude porém, não terá um objetivo maior, mais elevado do que conseguir aquele dinheiro imediato, que será usado para objetivos imediatos, que logo se apresentarão novamente. Não existe um sentido coletivo. Pelo contrário, leva a uma individualização, a um isolamento. Preciso do meu dinheiro para as minhas coisas. Cria-se a sociedade onde todos estão tentando tirar dinheiro uns dos outros para seus objetivos particulares. A economia gira pela falta de um lado e abundânica de outro. Diz-se que a publicidade é a arte de separar as pessoas de seu dinheiro, assim comoo roubo, assalto, o sequestro, etc. A falta da consciência coletiva e a predominância da individualidade facilita o pensamento de que posso tirar do outro para mim, mesmo que seja a força. Meu dinheiro será utilizado comigo mesmo e minha família no máximo.
Na falta de dinheiro, as pessoas se movem por ideogia. A maneira mais fácil, rápida e perigosa de todas. Mover as pessoas por ideologia é como vender o bilhete da mega-sena. Eu estou te vendendo uma ideia, algo abstrato, que só existe na sua cabeça. A ideia de que você vai ficar rico, ou a ideia de que todos o seus problemas tem uma única origem ou soluções muito fáceis. Cria revolta e medo. Coloca a culpa em um grupo de pessoas, vem logo depois com uma solução ideológica. Pode vir ou não junto de um salvador da pátria, se a coisa for pelo caminho da política. Crie um inimigo para depois combatê-lo. Não importa se ele existe ou não. Você não vai ficar rico com um bilhete de mega sena. Comunismo não existe no mundo de hoje. A ideologia é a perversão do pensamento comum coletivo porque divide em facções. Um inimigo deve existir. Na sociedade ideologia é a forma de medida usada sempre que dinheiro não é um fator na questão. Só pobres discutem por ideologia. Ricos só discutem por dinheiro. Eles nos dão ideologia porque não vão nos dar dinheiro. A maioria das pessoas jogaria sua ideologia pela janela ao primeiro sinal de que ela está atrapalhando um ganho financeiro.
Ideologia é sempre o que faz os soldados irem para a batalha, já que o estado não vai dividir os lucros da guerra igualmente com seus soldados. Ideologia pode ser considerada a moeda de troca do pobre. É quase como um "bitcoin" das relações humanas. Praticamente não existe em termos palpáveis. Pouco ou nada vai mudar nossa vida prática, já que esta é bem mais influenciada pela posse ou não de dinheiro. No entanto ultimamente se torna cada vez mais a medida de nossas relações.
DJ.

Um comentário:

  1. "Só pobres discutem por ideologia, ricos só discutem por dinheiro" Perfeito!!!

    ResponderExcluir

Tudo o que você sempre quis saber sobre o Oigo!     (Mas não sabia a quem perguntar!)   Por Diego J.        Acho que o "verme" da...